Nossa Senhora do Naso

IMG_7732A festa de N. Sra do Naso, em Miranda do Douro, realiza-se também nos primeiros dias de Setembro. A parte religiosa é o ponto alto destas festas, que são também um bom pretexto para comer a posta mirandesa.
Reza a lenda que a Senhora do Naso é uma das sete senhoras transmontanas, juntamente com N. Sra da Serra, em Bragança, N. Sra da Assunção, em Vilas Boas – Vila Flor, N. Sra da Saúde, em Vale de Janeiro – Vinhais, N. Sra das Neves, em Sambade, a N. Sra da Luz, em Constantim e a Birge del Castielho em Prenha (Salamanca). Segundo a lenda, estas irmãs avistam-se umas às outras, formando entre si uma coroa.
A Senhora do Naso é também conhecida por abençoar as moças, lavadeiras e pastoras. É ainda a rainha dos militares e a protectora dos emigrantes.
Todos estes títulos fazem com que, durante três dias, milhares de pessoas encham este santuário. Muitas lendas sobre a senhora do Naso povoam o imaginário popular e transmitem-se de geração em geração. A santa é venerada em loas e quadras, como esta:

“Pal outr’anho hei-de tornar
Il bôsso amparo me ajude
Se me guarda-des las bacas
I me dirdes bien salude.”