Roteiro Monástico de Coimbra

Roteiro Monástico de Coimbra.
Associação de jovens de Coimbra promove Roteiro Monástico.
“Tendo como nosso primeiro objectivo a divulgação da nossa história, cultura e património religioso para o público em geral mas direccionado principalmente para um público sénior.
Este roteiro inclui visitas a locais importantes da nossa cidade, principalmente edifícios ligados à história religiosa de Coimbra mas também de Portugal. Neste percurso se incluem a catedral de Santa Maria de Coimbra ou Sé Velha, igreja que remonta a sua existência à época romana e visigótica. A igreja do convento de Santa Cruz, fundada por S. Teotónio e panteão real, na qual repousam os restos mortais dos dois primeiros reis da monarquia lusitana, o fundador Afonso Henriques e seu filho Sancho I, segundo rei de Portugal. O que resta do Convento medieval da Ordem de Santa Clara, chamado de Santa Clara-a-Velha, profundamente ligado e devendo a sua existência a Santa Isabel de Portugal, rainha de Portugal. E por fim Santa Clara-a-Nova, convento criado no século XVII por ordem do rei João IV de Portugal e onde presentemente repousam os restos mortais de Santa Isabel de Portugal.
   Inserido neste contexto ponderámos que actividades poderíamos acrescentar de forma a expandir o conceito e a ideia por detrás do Roteiro Monástico. Desenvolvemos então um projecto no sentido de realizarmos um Roteiro Monástico de Santo António, que pretendemos vir a realizar entre 12 a 17 de Setembro do corrente ano. De facto Santo António de Pádua ou Lisboa, segundo algumas correntes historiográficas que agregam mais consenso terá nascido em Lisboa a 15 de Agosto de 1195. Data que a ser a correcta faz com que em 2015 se comemorem os 820 anos do seu nascimento. Assim consideramos ser oportuno, nesta fase reunir um grupo e tentarmos reproduzir alguns passos do percurso de vida de Fernando de Bulhões. Iniciado em Lisboa, prosseguindo a sua formação em Coimbra, tanto como monge agostiniano tal como franciscano, numa segunda fase. Embora por razões de segurança não se insira na nossa ideia uma viagem a Marrocos, referente a uma das suas experiências de missão tencionamos sim percorrer a Itália, nomeadamente Roma, Assis, Bolonha, Pádua e terminaremos em Veneza. Percurso de vida que corresponde a grande parte da sua vida.”
Saiba mais informações e inscrições aqui visita Roteiro Monastico de Santo António.
Contacto:

Teresa Mónica Monteiro
 (Vice-coordenadora)
+239 444 783 rmonastico@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »